15 found
Order:
  1.  18
    Morte, Ideia e Indestrutibilidade Do Nosso Ser Em Schopenhauer.Camila Gomes Weber & José Fernandes Weber - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):89-109.
    O objetivo do artigo é explorar as conexões entre o problema da morte, o conceito de ideia e a tese da indestrutibilidade do nosso ser com a morte, em Schopenhauer. Como ponto de partida, é apresentada a crítica de Schopenhauer à compreensão empírica da morte como passagem ao não-ser. Passa-se, então às considerações do filósofo sobre a indestrutibilidade do nosso ser com a morte, por meio do destaque às suas considerações sobre o caráter de coisa, vinculado à sua intepretação das (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  11
    Regime de informação, dataísmo e niilismo – Byung-Chul Han e a tese de uma nova configuração do niilismo no século XXI.José Fernandes Weber - 2023 - Revista Dialectus 30 (30):181-188.
    O livro Infocracia. Digitalização e a crise da democracia, do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, traduzido por Gabriel Salvi Philipson e publicado pela Editora Vozes em 2022, retoma e aprofunda alguns dos problemas característicos do pensamento do autor tratados em obras anteriores, particularmente ligados à crítica das novas configurações da vida e da subjetividade na sociedade da informação. Suas publicações podem ser lidas como uma radiografia da contemporaneidade, um dos motivos, associado ao seu estilo de escrita, para a celebridade do autor (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Niilismo, Conhecimento e Absoluto Em Friedrich H. Jacobi.José Fernandes Weber - 2023 - Revista Dialectus 28 (28):65-77.
    O artigo apresenta os elementos filosóficos constitutivos da crítica, lançada por Jacobi a Fichte em sua Carta a Fichte, segundo a qual “Idealismo é niilismo”. Para tanto, reconstitui a crítica de Jacobi à pretensão idealista de estabelecer um sistema absoluto do conhecimento que, partindo da atividade originária e infinita do pensamento, põe a objetividade do mundo na medida em que o pensa; dá atenção à centralidade do problema do absoluto/de Deus na argumentação de Jacobi e sua relação com as noções (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  3
    Resenha de Schopenhauer, Freud e a Religião, de Guilherme Marconi Germer. Alegoria ou ilusão?José Fernandes Weber & Camila Gomes Weber - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e85899.
  5.  17
    Ser Humano na Era da Reprodutibilidade Técnica.Marcos Nalli & José Fernandes Weber - 2014 - Filosofia E Educação 6 (3):301-327.
    Nosso propósito é buscar apresentar algumas possibilidades de reflexão que permitam articular o homem, sua natureza, e o advento das novas tecnologias. Ora, as novas tecnologias – a biotecnologia, a genética, a nanotecnologia e as ciências informacionais – parecem convergir no sentido de forçar a se repensar a própria natureza humana tomando-a também como uma espécie de artefato. Procuraremos estabelecer, por fim, algumas pistas reflexivas sobre os objetos e artefatos tecnológicos, principalmente em função de sua natureza protética, como mediadores políticos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  17
    Conquistar o Tertium Datur: Sloterdijk Em defesa de uma “antropologia cibernética”.Maurício Fernando Pitta & José Fernandes Weber - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):189-212.
    Resumo: Martin Heidegger desenvolveu uma análise da metafísica e da tecnologia que questionava radicalmente seus pressupostos ontológicos. Contudo, para Peter Sloterdijk, autor de uma revisão do motivo da clareira heideggeriana intitulada Domesticação do ser: clarificando a clareira, Heidegger padece daquilo mesmo que ele critica: uma pendência para a ontologia clássica que, desde pelo menos Platão e Aristóteles, separa o ser e o nada, basila o princípio de bivalência na lógica, excluindo qualquer terceira possibilidade, e permite os dualismos constitutivos da metafísica. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  64
    Nietzsche e a educação.Vagner da Silva, José Fernandes Weber & Samuel Mendonça - 2014 - Filosofia E Educação 6 (1):1.
    Editorial para o dossiê Nietzsche e a Educação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  10
    Apresentação - Dossiê Nietzsche na Fenomenologia.José Fernandes Weber, Anna Luiza Coli & Giovanni Jan Giubilato - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12 (1):e6.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  48
    A teoria nietzscheana da tragédia.José Fernandes Weber - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):205-223.
    Tendo como referência O Nascimento da Tragédia de Friedrich Wilhelm Nietzsche, busca-se explicitar a particularidade da concepção nietzscheana de tragédia a partir de um duplo movimento: 1) Reconstrução das principais teses dos primeiros parágrafos da obra; 2) Demonstração da vinculação daquelas teses à tradição estética alemã do final do século XVII e do início do século XIX. Com isso se realça e reedita o diálogo intenso de Nietzsche com aquela tradição e se mostra as inovações e a radicalidade da sua (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    Comentário a “Nietzsche e Brandes: a memória de um radicalismo aristocrático”.José Fernandes Weber - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (2):49-52.
  11.  19
    Fenomenologias do começo. Sobre a essência da filosofia em Husserl, Heidegger e Fink.José Fernandes Weber & Giovanni Jan Giubilato - 2019 - Hybris, Revista de Filosofí­A 10 (1):121-145.
    O artigo tem por objetivo investigar a particular relação que se estabelece entre a temática do início da filosofia – que é de extrema importância para toda a “escola fenomenológica de Freiburg” – e a concepção da essência da filosofia tal como desenvolvida especificamente no pensamento de Martin Heidegger e Eugen Fink. A partir da reinterpretação e radicalização operadas em relação à abordagem estabelecida pela fenomenologia husserliana, mostraremos como a figura de Husserl se impõe tanto como pano de fundo quanto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  7
    Objeto Técnico, Mediação e Ensino Refletido da Técnica Em Simondon.José Fernandes Weber - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 20:136-156.
    O objetivo do artigo é apresentar como Simondon concebe o objeto técnico, a mediação e o ensino refletido da técnica. Num primeiro momento será apresentada a defesa dos objetos técnicos frente a acusação de restrição da experiência humana, da cultura. Num segundo, será apresentada a genealogia do objeto técnico, compreendido enquanto mediação entre o homem e a natureza, para então abordar o tema do ensino refletido da técnica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  15
    Resignação como efeito trágico: a teoria schopenhaueriana da tragédia.José Fernandes Weber - 2017 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 8 (2):72.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  9
    Tradução.José Fernandes Weber, Giovanni Jan Giubilato & Anna Luiza Andrade Colli - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    Estudo introdutório de apresentação, seguido de tradução, da palestra “Fenomenologia e antropologia”, ministradas por Edmund Husserl nas sedes da Kantgesellschaft de Frankfurt, Berlim e Halle em 1931, na qual avalia criticamente, a partir dos pressupostos transcendentais da fenomenologia, a tendência da filosofia alemã dos anos 20 do século passado para uma antropologia filosófica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  10
    Técnica, tecnologia e educação em Heidegger e Simondon.José Fernandes Weber, Américo Grisotto & Wanderley Jose Ferreira Junior - 2014 - Filosofia E Educação 6 (3):1-8.
    Editorial do dossiê Técnica, tecnologia e educação em Heidegger e Simondon.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark